No dia 14 de Outubro aconteceu algo gravíssimo que mudou para sempre a história da redacção deste blogue. . .


O KUMA DEU O Y AO SHU!

Nah, just kidding, não foi nada de especial, apenas fui o mais rápido do blogue a passar o jogo. . .


. . . apesar de ser a personificação disto em termos de material para aqui:




Adiante, a minha jornada foi á velocidade do som: Mal agarrei o meu Froakie Modest e o meu pito Torchic Adamant, comecei a viagem em direcção á Elite 4, fazendo Hulk Smash a quem se opusesse á minha furiosa chuva de ataques elementais :3

O meu esquadrão da morte:

Greninja - My blade behind the heart. My knife in the shadow. Boku-sama no shinobi desu! Acerta onde mais doi, o líder indiscriminado do esquadrão.

Blaziken - Quoting Miley Cyrus (so-so music, lame and disgusting videos), THE WRECKING BALL!

Roserade - The Sexy Member. "Energy Ballin', They Hatin' "





Heliolisk - The Terrain Expert. MAKE IT RAIN! I HEAL MYSELF! D:

Agora a sério, THIS GAME'S A DREAM COME TRUE para quem sonhava ardentemente competir á vontade sem ter de andar nas ervas a lutar incessantemente! Super Training's the shit and I high-five it with all my might!



O Pokemon-Amie é algo que dá jeito e recompensa o jogador pelo facto de estabelecer laços afectivos com a sua party.

A Battle Chateau dá rios de dinheiro (consigo fazer £1.000.000/dia :p) e toneladas de XP (devido a isso, tenho 19 Pokes a nível 100 em 1 mês de jogo! XD)

Battle Maison é o costume que a Game Freak nos oferece sempre: 4 tipos de batalha, 4 bosses finais, duas dificuldades (ainda estou a arranjar coragem para fazer os Supers, those legendaries. . .)

E por fim, as Mega-Evoluções. . . Hmm, são um caso bicudo, pois têm vantagens e desvantagens: enquanto aumentam stats base, bloqueiam-te a slot dos items e por vezes mudam o typing do pokemon para combinações não menos boas (Mega-Pinsir *facepalms*)



E para acabar, a minha opinião geral é:





BUY IT OR DIE! D:





Boa noite, cavalheiros :)




Olá pessoal!












Luma Rosa, a autora do blog "Luz de Luma, yes party!" re-criou esta iniciativa no Brasil e já vai na sua 7ª Edição! Eu "tropecei" na iniciativa graças à leitura dum post no blogue da Rute, autora do blogue "Literatura Infantil". Adorei a iniciativa e decidi que seria boa ideia promovê-la cá em Portugal. Escrevi à Luma, a pedir-lhe autorização para o fazer, e ela entusiasmada, aceitou de imediato! ^^






Assim sendo, fica aqui lançado o convite! 



Quem quiser "libertar livros" que tenha em casa, difundindo assim o hábito da leitura entre os demais, que participe! Cada pessoa deve ser livre de doar quantos livros quiser, bem como a forma como os quer "libertar" - deixar em instituições, bancos do jardim, comboios, metros, aeroportos, aviões, barcos, shoppings, bares, cinemas, enfim, todos os lugares...todos, menos livrarias e bibliotecas! xD 



Penso que seja boa ideia também escreverem na contracapa uma mensagem sobre esta iniciativa. Isso permitirá que mais pessoas fiquem a saber da mesma e quem sabe, queiram/possam participar! 






[Deixo aqui um exemplo de mensagem que poderão escrever]









Eu gostaria de ir ainda mais longe: convidar as pessoas que lerem os livros a deixarem um comentário [se possível] às obras que encontrarem! Se gostaram, se não gostaram, o que acharam da iniciativa...tudo isso será importante e interessante.



Resta-me apenas terminar com a data em que decorrerá esta iniciativa: 






Entre 20 de Novembro e 30 de Novembro de 2013




Espero que gostem, boa sorte e muito obrigado a todos os que participarem! :)





P.S. - Deixo aqui uma fotografia com os livros que eu vou libertar nos meus 2 blogues:






Olá treinadores,



Neste episódio do "As Conversas do Professor Fadário", ficamos a saber as opiniões do Professor (e minhas) relativamente aos novos jogos de Pokémon, e ainda passamos algumas informações para os mais distraídos.



Contem com um novo PokéTrivia do nosso Professor e também com algumas novidades presentes no blog.










Jikai madde, minna!










As Caixas de Xerneas e Yveltal trarão 4 boosters, 1 carta promocional [Xerneas/Yveltal] e 1 figura exclusiva! Estas caixas serão lançadas em Fevereiro de 2014!





Um mês depois.... 




Serão lançadas as Tins de Primavera! Ambas as Tins são dedicadas a Xerneas e a Yveltal!







As cartas na imagem não correspondem ao produto final, mas serão 1 Xerneas EX e 1 Yveltal EX!

E hoje infelizmente trago uma notícia que vai deixar muita gente triste - eu incluído!



Apesar de já se encontrarem à venda em Portugal e um pouco por toda a Europa, os Kalos Starter Decks Chespin, Fennekin e Froakie e também os respectivos Theme Decks XY, a verdade é que as caixas com a carta promocional dos 3 Starters e a figura não vão ter a mesma sorte!



De acordo com a empresa fabricante dos produtos, um erro de produção, ao nível dos plásticos usados no fabrico deu origem a este problema. Segundo a mesma fonte, é pouco provável que aja nova edição desta colecção, pelo que infelizmente o mercado europeu não deverá receber estes packs.



Sobre a Sylveon Box, que saírá em Dezembro, encontra-se em fase de produção e parece, para já, estar a decorrer sem problemas.



Mantenham-se atentos ao blog para mais novidades! ^^
Olá treinadores,

Se estavam a ouvir a nossa emissão na PokéCenter Chatter, então já sabem do que trata este post.
Caso contrário, permitam-me que vos explique!



A Pokémon tinha anunciado, durante o último Campionato Mundial que, em meados de Novembro, estaria disponível para quem quisesse comprar, a banda sonora dos jogos da 6ª geração.







A Game Freak e a Pokémon, desde cedo no processo de apresentação dos jogos, referiram que a banda sonora presente em Pokémon X e Y aproveitavam todo o potencial que a 3DS tinha para oferecer e que esta seria a melhor banda sonora de todos os jogos.

Pois agora, para quem quiser ter em sua posse a banda sonora dos novos jogos, pode fazê-lo!



Pokémon X & Pokémon Y: Super Music Collection é o nome do álbum composto por 212 músicas que já se encontra disponível na loja online do iTunes.

Sabemos que no Japão foi lançada uma versão física deste álbum, mas desconhecemos se o formati fisico vai ser uma opção no Ocidente.



Sendo através da loja do iTunes, podem optar por apenas comprar as músicas qu vos interessam por 0,99€ cada uma. No entanto, o álbum completo fica apenas por 8,99€, o que não me parece uma má opção de compra!

Para os interessados, fica aqui o link para a página do iTunes onde poderão fazer a compra!



Jikai madde, minna!






Olá treinadores!



Nós, os membros do Poké Center Blog, decidimos cada um fazer a sua própria análise ao jogo. Combinamos também que nenhum de nós leria o que os outros escreveram antes de publicarmos o que vamos escrever, para que sejamos o mais fiéis às nossas opiniões pessoais quanto possível. De outra forma, correríamos o risco de adicionar pormenores, subconscientemente.



Bom, e depois do meu discurso de abertura ao tema, vamos lá então à análise do jogo. Ontem cumpri algo especial e que poderão ver no final desta minha análise. ^^



Antes de começar aviso que faço vários spoilers ao jogo, ao longo da minha review, pelo que tenham isso em atenção caso não queiram saber certos detalhes da história por ainda não terem passado o jogo todo ou sequer começado.



Pokémon X trouxe uma verdadeira lufada de ar fresco aos jogos da franquia Pokémon. Recordo-me com algum carinho quando em 1998 comprei os jogos Pokémon Red e Pokémon Blue. Eu e o meu melhor amigo jogávamos e combatíamos um contra o outro, eu com o meu Charmander, ele com o seu Squirtle, através do Link Cable.



Bons tempos.



Depois destes jogos muitos outros se seguiram. Eu todos joguei, a todos cheguei ao fim, e completei as Pokédex.



Pokémon X trouxe-me muitas coisas novas, muitas inovações. A nível de gráficos, está muito bom. Leio muita gente a queixar-se do facto do 3D ser um revés pelo facto de ser possível de usar apenas durante as batalhas, mas na minha modesta opinião, o 3D nada me trouxe de novo. Experimentei várias vezes "activá-lo", mas não me cativou o suficiente para o usar sempre que participo em batalhas.







Gosto imenso dos pormenores que foram introduzidos em Pokémon X e Pokémon Y. O facto de nos deslocarmos de vários meios de transporte, para além das Running Shoes - que agora sim, dão mesmo valor ao seu nome, passando pela Bike, que achei imensa graça ao detalhe de quando chega a noite, uma luzinha se acende para iluminar o caminho.







Em Lumiose City, a capital da região de Kalos é possível deslocarmo-nos de táxi, embora seja preciso pagar algum dinheiro para os usar. Mas existem mais: cedo no jogo recebemos os Patins em Linha, com os quais nos podemos deslocar de forma muito livre, usando o D- Pad e podendo fazer floops e aprender novas técnicas à medida que avançamos e exploramos o jogo. Depois de vencermos a Elite 4 e voltarmos ao jogo, o Professor Sycamore oferecerá um Pass para o TVG do jogo, que nos levará a um local especial, onde encontrarão o motivo de ser importante trocarem Friend Codes com outras pessoas.




Já agora, o meu FC é: 3797-7037-9319. 


Se me adicionarem, avisem-me, para vos adicionar também! ^^ 



A estes meios de transporte acrescem mais 3: em certas partes do jogo, vocês podem andar montados em Rhyhorn, Mamoswine e Skiddo/Gogoat!
















Todas estas experiências são únicas e montar Skiddo/Gogoat é bastante engraçado, existe uma pequena quinta com alguns onde podemos andar aos saltos e explorar uma route inteira montados num e a música que acompanha esse momento é leve e divertida. Além destes meios todos, temos 1 Lapras que um Pokémon Breeder nos oferece, sendo o único Pokémon que podemos ver montado quando fazemos Surf.







A aventura está muito mais equilibrada e fácil do que é costume. Qualquer jogador, veterano ou não, conseguirá chegar ao final do jogo sem grandes dificuldades. Existem muitos treinadores espalhados pelas Routes, Caves, e até ocultos nas Tall Grass. Uma das coisas que me surpreendeu foi o facto de levarmos um tempo considerável a chegar até ao encontro com o Professor Sycamore [pelo menos 1 hora de jogo vão levar] e depois, até chegarem ao 2º Ginásio, mais um bom tempo. Mais tarde no jogo, já com uma boa equipa feita, os últimos Ginásios são bastante seguidos e relativamente fáceis de vencer.







Muitas coisas acontecem pelo meio.



Vocês quando começam a aventura, começam com mais 4 amigos. Um deles só quer saber de aprender danças com Pokémons, outro só quer saber de competir com vocês por qual de vocês os dois tem mais Pokémons vistos na Pokédex. Tanto um como outro em determinada altura do jogo desafiar-vos-ão para combater, a sério!



Quanto aos vossos rivais mais "activos", esses sim, desafiam-vos vastas vezes ao longo do jogo e depois do fim, um deles oferece-vos o seu Pokémon Starter - no meu caso, recebi um Chespin, já que eu tinha escolhido o Fennekin. Quanto ao outro rival, depois de passarem o jogo, estará numa cidade à vossa espera para combater com vocês. Da primeira vez que voltarem a combater, ele desbloqueará a saga das Mega Stones e oferecerá a Absolite.



E com isto partimos para outra inovação que estes jogos trouxeram - as Mega Evoluções! Muita tinta já correu Mundo fora a propósito deste tema. A meio do jogo vocês serão testados por Korrina, a líder do 3º Ginásio, e que anda sempre acompanhada pelos seus 2 Lucarios.







Um deles afeiçoa-se a nós e diz à Korrina que prefere ficar na nossa companhia, a continuar na cidade com ela. Depois de a vencermos e de passarmos um teste, a Korrina oferece-nos esse Lucario e recebemos 2 objectos especiais: a Lucarionite, a pedra que permite ao Lucario Mega-Evoluir e a Mega Ring, uma pulseira que activada em simultâneo com uma Mega Stone, permite aos Pokémons Mega Evoluír. Conseguirão algumas das pedras ao longo da aventura, mas a grande maioria só é obtida após passarem o jogo. No total vocês podem ter 30 Mega Stones [actualmente].



A história das Mega Evoluções e das Mega Stones são os grandes temas do jogo. Além de várias personagens, como o Professor Sycamore, o/a nosso[a] rival e o Boss da Team Flare, algumas personagens mais secundárias também fazem referências a elas.







O plot do jogo está bastante bom, porque mistura o Passado e o Presente, com a entrada de um personagem muito especial: o Rei AZ, um misterioso [e gigantesco] homem que supostamente anda a vaguear pela Região de Kalos3000 anos, à procura do seu companheiro Pokémon, um Floette.






Esta é uma das cenas mais lindas e emocionantes do jogo!



Quando estava a fazer a minha jornada, muitas foram as vezes que me recordei do 15º filme de Pokémon, devido às semelhanças da história de ReshiramZekrom e de Victini [que coitadinho, ficou à espera que o seu treinador aparecesse para o vir buscar. Esse treinador era um Rei que entretanto morreu de velhinho. Victini aguardou muitos anos que ele aparecesse]. Se esse Rei e o Rei AZ têm alguma ligação, é algo que creio ser possível, pois no Palácio de Versailles Parfum Palace, nos Jardins do Palácio, existem 2 estátuas - 1 de Reshiram e 1 de Zekrom.  



A Team do Mal é a Team Flare. Os seus membros tem todos um look arrojado, mas o Boss deles, Lysandre, é sem dúvida, a personagem que mais gostei. É lindo, é forte, é poderoso! É um verdadeiro e digno aristocrata!








[Ele tem sangue real nas veias, o que pode explicar a sua aparência].



Lysandre um grande filósofo e não está com meias medidas - ele quer acabar com o nascimento desmesurado e o desiquilíbrio que Humanos e Pokémons estão a provocar no Planeta Terra. Lysandre está disposto a tudo para conseguir trazer um novo Equilíbrio ao Mundo - mesmo que para tal tenha de erradicar a Humanidade e deixar a Natureza recomeçar tudo de novo.











Achei essa temática extremamente interessante e em certo ponto, concordo com os ideais dele. Nesse aspecto, acho que os jogos de Pokémon se tornaram mais maduros, mais virados para um público não tão infantil, que não iriam compreender a profundidade deste tipo de temas, mas para um público mais velho e até adulto.



As músicas do jogo são muito bonitas e dela destaco as minhas favoritas: a Bike Theme e as músicas que tocam no final do jogo, que é lindíssimo!



A todos os que ainda não chegaram ao fim do jogo, assistam com muita atenção ao que se sucede depois de vencerem a pessoa campeã de Kalos, pois vão aceder a duas cutscenes que não voltarão a ver, mesmo depois de voltarem a passar a Elite 4!



Acreditem, vale bem a pena! ^^



Como a review já vai longa, vou apenas referir mais duas coisas - adorei o pormenor do nosso personagem se virar para o lado quando está a passar de bicicleta por uma placa. Adoro também o facto de nos ajoelharmos quando estamos a falar com crianças no jogo, achei esses detalhes muito atenciosos.



Quanto ao lado negativo, acho que foi muito triste esta 6ª Geração ser composta apenas por poucos Pokémons. A 6ª Geração tem apenas 69 Pokémons. Esperava pelo menos o dobro dos que apresenta. Se capturarem todos os Pokémons da Região de Kalos, capturam 451 Pokémons diferentes.



Ainda existem Pokémons que têm variedades, como é o caso dos Vivillons - se os quiserem ter a todos, terão de reunir 18 diferentes e os Flabébés, que existem em 5 tipos diferentes. [não aumentam o número da vossa Pokédex, though.]



Na altura em que escrevo este artigo, começou o rumor que serão lançados brevemente mais 3 Pokémons Lendários e mais 2 Pokémons com Mega Evolução. Fala-se até em 2 novas Vivillons! Esperemos para ver. Apesar deste pequeno aspecto negativo, na minha opinião, o jogo está excelente, garantindo horas e horas de diversão a todos vocês! 






Existe sempre algo novo a explorar, a testar, a treinar!       



Muito mais haveria a dizer, mas... deixo aos meus colegas do blog o resto através das suas análises aos jogos! :)



Para me despedir, deixo-vos com algo especial... espero que gostem!




Consegui acabar as Pokédex de Kalos ontem de manhã! 


A Vivillon Collection já a terminei há duas semanas! ^^  






 As Pokédex de Kalos completas!






 Diploma por ter visto e capturado todos os Pokémons da Região Coastal Kalos!







 Diploma por ter visto e capturado todos os Pokémons da Região Central Kalos!








 Diploma por ter visto e capturado todos os Pokémons da Região Mountain Kalos!







 Diploma por ter visto e capturado todos os Pokémons da Região de Kalos!







Os diplomas no fim ficam guardados no nosso quarto!






Este objectivo foi-me proposto pelo Shu. Eu achei graça e aceitei fazê-lo - coleccionar todas as espécies de Vivillon do Mundo inteiro!





E agora, resta-me esperar pelo Pokémon Bank e pelo Pokémon Transfer para completar a National Dex! ^^






Um grande abraço e obrigado a todos vocês que tiveram a paciência para ler o meu testamento,




Professor Fadário











Olá treinadores,





Pokémon X e Y saíram já há quase 1 mês... Embora hajam ainda muitos fãs que ainda não puseram as suas mãos nos jogos, eu há uma semana que me coloquei no grupo de pessoas que já terminou a parte principal da história do jogo.










A equipa do PokéCenter Blog decidiu que deveríamos falar sobre a nossa experiência dos jogos, apontar os pontos positivos e negativos que apresenta, pormenores que gostamos (ou não), detalhes de jogo, análises, etc.


Coube-me a mim avançar com a primeira análise!





Mas atenção: se não gostas de Spoilers, não leias a partir deste ponto! Termina primeiro o jogo e volta cá quando o tiveres terminado! Vou abordar partes da história presente em Pokémon Y, logo não aconselho as pessoas que querem permanecer no mistério a lerem o que aí vem!








Ao começar o jogo, podemos logo ver que as diferenças desta geração para as que a antecedem são massivas.


Certo, os efeitos 3D dão um ar diferente ao ambiente de jogo (embora só esteja disponível em algumas partes do mesmo) mas mesmo com o efeito 3D desligado consegue-se notar (e bem) as várias diferenças gráficas que a 6ª geração trouxe à franquia.


Vamos saltar a parte que já todos sabemos antes de começar a jogar: podemos escolher o sexo da personagem que controlamos, o aspecto e até mesmo a roupa. Mas não é isso que eu quero destacar.





Desde a 3ª geração, a Game Freak procurou fazer com que nos jogos de Pokémon não tivéssemos um rival no verdadeiro sentido da palavra, mas sim um amigo, um companheiro (ou vários) com o qual nos daríamos como "rivais", embora haja uma forte amizade latente nas relações.


Confesso que na 5ª geração, com a Bianca e o Cheren, achava que a Pokémon tinha finalmente conseguido arranjar amigos carismáticos para os protagonistas. Mas tudo mudou com a chegada do Y!


Os amigos que nos são apresentados nestes jogos encontram-se num patamar diferente dos anteriores. Com os antigos sentia-se "Tudo bem, somos amigos, mas somos rivais ao mesmo tempo". Com Pokémon Y senti algo mais real, mais vívido... Algo como "Boa, somos amigos! Que tal fazermos uma batalha?".


E o/a "rival" principal do jogo (sendo ela a Serena ou Calen, dependendo do sexo escolhido para o protagonista) tem muito mais carácter que todos os rivais até aqui (eles que me desculpem)!


Se quando joguei Pokémon Amarelo, ao chegar à batalha com o Champion pensei "Caramba, estou farto deste tipo, vou derrotá-lo agora pela última vez", dei comigo a pensar enquanto caminhava para a Elite Four de Kalos: "Adorava desafiar a Serena pelo título de campeão! Ela merecia estar aqui!".





Confesso que me senti no papel do vilão da história quando derrotei a Serena para poder ter o meu Mega Ring! Sim, queria ter acesso às maravilhas das Mega Evoluções no jogo, mas quando derrotei a Serena pelo direito de conseguir tal feito, fiquei a pensar até ao final do jogo "Se a Game Freak não a pôs a ter um Mega Ring de alguma forma, esta é a maior injustiça do Universo!". Felizmente, as minhas preces foram ouvidas.





Todo o enredo da história anda em volta da temática que falo no parágrafo anterior: Mega Evoluções! É um segredo de Kalos que poucos parecem ter conhecimento sobre o assunto, mas quem sabe sobre ele, quer ter motivos para usar este puder em batalha.


Obviamente que o enredo do jogo engloba também a equipa do mal, comandada por um homem que para além de ser estranhamente amigo do Professor Sycamore, quer simplesmente destruir toda a gente... Porquê? Só porque sim!





A temática das Mega Evoluções dá aso a uma tarefa interessante que se desbloqueia no pós-jogo! Após vencer a liga, podemos explorar Kalos de ponta a ponta à procura das várias Mega Stones que andam perdidas pela região para descobrir-mos que Pokémons conseguem aceder a este Mega Estado Evolutivo. Uma tarefa que só conseguimos realizar entre as 8h e as 9h da noite (vá-se lá saber porquê que escolheram estas horas). Embora hajam algumas pedras que nos são deliberadamente entregues de "mão-beijada" durante a história do jogo, as restantes têm de ser descobertas após a batalha na qual descobrimos que o nosso "rival" teve também acesso ao seu próprio Mega Ring!





Para quem procura coisas para fazer após vencer a liga, neste jogo dificilmente terá momentos monótonos. Pelo contrário, até dará aso a alguns momentos bastante frustrantes! Ao bater a Champion da região de Kalos, podemos finalmente ter a hipotese de capturar os vários Pokémons lendários da região (excepto o lendário correspondente à versão que se joga - Xerneas no X e Yveltal no Y - que se apanha um pouco antes de se terminar a conquista dos ginásios). Se temos lendários como Mewtwo e Zygarde que estão em sitios especificos à nossa espera, temos também um dos pássaros lendários da região de Kanto a voar pelos céus de Kalos e a dar verdadeiras enxaquecas a quem os quer apanhar.


Quem é jogador da Velha Guarda lembrar-se-á certamente de o que era necessário fazer nos jogos da 2ª geração para capturar um dos cães lendários de Johto! Pois aqui passa-se algo semelhante com o Moltres, Zapdos ou Articuno (que depende do starter de Kalos que escolheram no início do jogo), só que com uma ligeira diferença, que torna esta taarefa ainda mais irritante: ao contrário do que acontecia em Johto em que podiamos tentar capturar os cães lendários cada vez que tinhamos a sorte de nos cruzar com eles, aqui nem sequer temos hipotese de batalhar! Para capturarmos um destes pássaros, temos de ter a sorte de os encontrar um determinado (e algo elevado) número de vezes até que ele se decida "Sabes que mais? Estou cansado de brincar à apanhada! Vou finalmente pousar aqui e esperar que venhas cá tentar a tua sorte!".


É um dos pormenores que menos gosto no jogo!





Para além de apanhar os lendários, podemos ainda fazer várias actividades como ajudar o Detective Loocker em algumas tarefas, apanhar as várias Mega Stones (que já referenciei em cima) e completar o PokéDex!





Esta última é uma tarefa interessante, sobretudo, por inteligência por parte da Pokémon e da Game Freak! Esta geração presenteia-nos com mais um Pokémon insecto com uma linha evolutiva a fazer-nos lembrar da antiga Caterpie. Mas a evolução máxima da lagarta da 6ª gerção, tem uma diferença ligeira em relação à Butterfree que está a causar furor: dependendo da localização geográfica da consola 3DS do jogador, o padrão das asas da Vivillon muda!


Isto está a causar com que jogadores de toda a parte do mundo se juntem no GTS e troquem Vivillons como se não houvesse amanhã, tudo para poderem ter a hipótese de ter todas as espécies diferentes registadas nos seus PokéDexes! Perante isto só me aprás dizer: bem jogado Pokémon! Bem pensado Game Freak!





A jogabilidade de Pokémon X e Y é bastante boa, embora tenha alguns aspectos a apontar! Gosto do pormenor de termos a adição de patins como meio de transporte, mas são um pouco complicados de manusear. É certo que é uma questão da hábito, mas até que tenhamos o traquejo suficiente para conseguirmos patinar em pleno pelas ruas de Kalos, temos que falhar muitas portas e acertar em muitas pedras, às vezes por meros milimetros... Se o jogo fosse um pouco mais realista, durante o prcesso de aprendisagem o protagonista estaria cheio de hematomas!


O detalhe de ser possível jogar com visão tridimensional, embora engraçada, tem uma desvantagem que se faz sentir, na minha opinião, demasiadas vezes. Normalmente só é possível ver com a visão 3D em batalhas (excepto certas zonas do mapa que têm esta função igualmente disponível) mas quando ligamos o 3D, acontece um fenómeno nada engraçado para nenhum gamer: o jogo começa a sofrer de "lag". Começamos a sentir as frames a encravar, como se a gráfica da 3DS estivesse a ter dificuldades em processar tanta informação. A verdade é que é mesmo isso que acontece! Daí em batalhas que tenham mais que 2 Pokémons a lutar, não seja possível ver no modo tridimensional. Caso contrário, em vez de alguns soluços na imagem, podiamos ter o jogo a encravar. É certo que para resolver este problema, basta fazer uma coisa: deslizar o botão da intensidade do 3D totalmente para baixo!





No que diz respeito à fluidez do jogo, dou os meus parabéns a quem concebeu o mapa da região! Eu no início pensei "A distância entre o 1º e o 2º ginásio é demasiado elevada"... Mas, apesar de ter algum fundo de verdade, contrariamente ao que seria de esperar, está tudo muito bem balançado! Tinha medo de quando chegasse ao 2º crachá tivesse uma vantagem de níveis demasiado elevada e que depois quando fosse para o 3º ginásio me espalhasse ao comprido, porque por ser mais perto, não tinha tanta preparação como do 1º para o 2º. Mas não foi nada disso que aconteceu!


O jogo foi muito bem estruturado, permitindo quase que os treinadores só precisassem de lutar com os NPC's para estarem à altura dos desafios dos ginásios.


O mesmo acontece na Elite 4 e com a Champion: embora haja uma diferença de puder entre os 4 treinadores de elite e a campeã, essa diferença é claramente sentida, mas não disparatada! Embora coloque um defeito: nos jogos da 5ª geração, após vencer a liga pela primeira vez, quando lá voltassemos, os 5 treinadores responsáveis por testar as nossas habilidade tinham, tal como nós, melhorado as suas habilidades e até acrescentado Pokémons à sua equipa de elite! Isto não se verifica na 6ª geração e acho que foi uma má jogada por parte da Pokémon!





Vou terminar aqui esta análise, prometendo no entanto trazer aqui, num futuro próximo, algumas dúvidas que me surgiram ao jogar o jogo e que me levaram a fazer algumas especulações. Mas como já me alonguei (bastante) nesta extensiva análise e tive que deixar alguns aspectos de fora, para além de deixar as portas abertas às revisões dos meus parceiros, deixo-vos também o convite para comentarem e deixarem as vossas impressões ao jogo. Se são como eu e partilham das opiniões que aqui coloquei, façam o favor de comentar. Mas caso tenham lido algo com o qual não estão interamente de acordo, façam o favor de expor o vosso ponto de vista!





Jikai madde, minna! ^^.