Volvido mais de um ano após o anúncio oficial de Pokkén Tournament através da Monthly Famitsu, Katsuhiro Harada e Masaaki Yoshino regressaram ao estúdio para revelar mais pormenores do aguardado beat 'em up em desenvolvimento nos estúdios da Bandai Namco, tal como foi prometido.
Com o livestream de 23 de Janeiro chegam os primeiros detalhes da jogabilidade de Pokkén Tournament, à medida que Harada, Yoshino, os apresentadores da Monthly Famitsu e algumas caras familiares do elenco de dobragem do anime discutem as novidades e improvisam um torneio para as demonstrar em primeira mão.
As primeiras imagens remetem de imediato para o roster de Pokkén Tournament, com a divulgação de outros lutadores para além de Lucario e Machamp (revelados no teaser de apresentação), Estranhamente, Blaziken não foi um deles, apesar de figurar no trailer da Pokémon Game Show de Agosto de 2013, onde foi divulgado o primeiro vislumbre do jogo.
Pikachu, Gardevoir e Suicune foram revelados como lutadores confirmando-se, por um lado, que o roster será variado e não centrado em Fighting-types como se poderia pensar (tendo em conta que os três Pokémon revelados até hoje partilhavam este tipo) e, por outro, que serão incluídos Pokémon lendários. Esta informação poderá servir de dica para futuras adições de lutadores: a confirmação de Gardevoir, que confirma também a segunda Mega Evolução do jogo (para já), poderá remeter para a inclusão de Gallade como lutador, adicionando-se outro fighter e outra Mega Evolução.
Suicune, como parte de um trio lendário, torna viável a inclusão de Entei e Raikou mais tarde. Dada a natureza do Pokémon, Suicune será, dos lutadores revelados, o mais inesperado no nosso ponto de vista.
No entanto, variedade é sempre bem-vinda.
Em termos de número total de lutadores, nada foi avançado mas um olhar mais atento ao ecrã de selecção de jogador leva a crer que poderão existir, pelo menos, nove slots de lutador que ficam, para já, por confirmar, o que prefaz um total de catorze Pokémon se a estes juntarmos os cinco já conhecidos. Ou seis (Blaziken) restando oito slots por revelar.
Levanta-se a questão: Pokkén Tornament terá um roster com um total de catorze Pokémon? Ainda não se sabe mas tendo em conta outros exemplos dentro do mesmo género de jogo, parece-nos pouco. O formato da 'moldura' de selecção dá a entender que terá, à esquerda e à direita, setas que permitirão o acesso a outros Pokémon para além dos hipotéticos catorze.
Selecção de lutador |
Um olhar mais atento |
Passemos à plataforma de jogo. Neste livestream chegam-nos a primeiras imagens das arcadas onde os japoneses poderão boufardar em Pokkén Tournament. No entanto há uma novidade acrescida, o sistema de controlo. Ao contrário das arcadas ditas 'tradicionais', Pokkén Tournament não será jogável através de arcade stick e botões auxiliares mas com um controlador próprio, com d-Pad e layout de botões BAIX. Embora nada tenha sido avançado em relação a uma versão Wii U, o facto de o jogo estar a ser desenvolvido tendo como base um controlador ajuda a perspectivas uma versão para a consola doméstica da Nintendo, uma vez que o o directional pad (como não podia deixar de ser) e o layout BAIX estão presentes quer no Gamepad da Wii U como no respectivo Pro Controller. O mesmo acontece com os botões R e L, que também têm função in-game.
Arcadas de Pokkén Tournament |
Controlador |
Jogabilidade:
Botões BAIX (a natureza dos ataques/combos varia consoante a direção do d-Pad utilizada):
- A - Ataque;
- B - Salto;
- X - Ataque leve;
- Y - Ataque pesado;
Botões L e R:
- L - Suporte;
- R - Guarda/Escudo;
Guarda/Escudo (Suicune). Pikachu a utilizar Iron Tail. |
O sistema de suporte foi um dos destaques da apresentação e a sua demonstração foi recorrente ao longo do torneio, sistema reminiscente de outros títulos de beat 'em up como por exemplo, Marvel VS Capcom. Em Pokkén Tournament, o Pokémon lutador poderá ter backup de outros dois, sendo possível alternar o par entre turnos e não apenas no início de cada partida. Os Pokémon-suporte são invocáveis em qualquer altura da partida Lapras, Snivy, Emolga e Fennekin foram os exemplos apresentados.
Selecção de suporte |
Lapras (invocado por Pikachu) usa Surf. |
Snivy usa Leaf Tornado |
Ataques especiais também fazem parte do repertório de golpes. A Resonance Gauge permitirá, através da acumulação de energia ao longo da partida, "despertar" os Burst Attacks ou Mega Evoluções nos Pokémon aplicáveis, modos especiais que permitirão não só a execução de golpes com dano extra como, dependendo do rumo do combate, servir como finishers.
Suicune - Burst Mode |
Lucario - Mega Evolução |
Machamp - Burst Mode |
Em termos de movesets, a familiaridade com a origem mantém-se na transição para o beat 'em up. Pokémon lutadores e suporte mantém-se fieis aos respectivos golpes, com particular atenção a "signature moves" identitários. Gardevoir com Shadow Ball e Dazzling Gleam, Pikachu com Thunderbolt, Lucario com Aura Sphere, Bone Rush e Force Palm, entre outros golpes. Lapras e Snivy, suportes, utilizam Surf e Leaf Tornado, respectivamente. Em termos de fluxo de combate e complemento visual, e apesar da qualidade do stream não ser a melhor (como é visível nas capturas de ecrã) para apreciar devidamente, a espectacularidade geral do combate foi um dos pontos fortes da apresentação. A sucessão de golpes, sejam de natureza física (Attack) ou de distância (Sp. Attack) é um regalo para os olhos, com o bónus visual a acrescentar epicidade a todo o combate. A adaptação de movesets que têm como base um sistema de turnos (série principal) para a distinta e frenética jogabilidade de um fighter puro parece ter resultado muito bem, quiçá melhor do que o esperado.
O poder de uma boa boufarda. |
Quanto ao espaço de combate, apenas foram reveladas duas arenas: Chrom Town e Phos Volcano. Nas arenas designadas não foi apresentado qualquer tipo de stage/environmental damage, servindo apenas de pano de fundo dinâmico para o combate. Dinâmico na medida em que o cenário é "vivo", sendo possível observar vários Pokémon em redor da arena (ex. Heracross) assim como humanos. Em Chrom Town, entre outros pormenores, foi possível observar um treinador a passar de bicicleta, seguido de perto por uma Volcarona. Não foi avançado os Pokémon que surgem como parte do cenário serão lutadores, aparecendo e desaparecendo caso sejam (ou não) escolhidos para combater.
Chrom Town |
Phos Volcano (silhueta de um Archeops em último plano) |
Os cenários serão totalmente tridimensionais, desenhados em formato de arena circular onde o jogador pode tirar partido da rotação a 360º de modo a ter pleno controlo visual do combate. Quando um Pokémon do jogador se aproxima do Pokémon adversário, a câmara acompanha o movimento de modo a focar a acção e afasta-se quando a distância entre ambos aumenta, mantendo-se orientada em relação ao adversário, salvaguardando-se a vigilância constante das movimentações deste e o controlo sistemático da posição do jogador. Os habitués dos fighters de Naruto, por exemplo, estarão mais do que familiarizados com este género de combate.
Controlo total a 360º |
Resultados e classificação de batalha |
Modos de jogo:
- Single Play [VS CPU] (provavelmente complementado com um Modo História numa eventual versão Wii U);
- National Battle (Multiplayer online?)
- In-Store Battle (Multiplayer local?)
Selecçãod e Modo de Jogo |
Assim se resume o essencial da apresentação de gameplay. A finalizar, chega a informação de que nos dias 30 e 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, em espaços designados um pouco por todo o Japão, Pokkén Fighters estará disponível para testes, sendo necessário dispensar 100 iénes para ter acesso preliminar ao primeiro beat' em up puro dedicado aos Pocket Monsters, sendo que dois dos espaços (Namco Umeda Store e Maco Razona Kawasaki) terão modo online disponível.
Alegria... |
... e desespero |
Está disponivel para download, desde as 23 horas de hoje, uma Serperior de Evento! Esta Serperior foi a mesma que foi oferecida no Japão há algum tempo atrás e tem como características especiais o facto de vir numa Cherish Ball e de ter a sua Habilidade Oculta, Contrary!
Ela vem no nível 50 e tem os seguintes ataques:
Leaf Storm;
Hold Back;
Wring Out;
Giga Drain;
Para obterem esta Serperior no Omega Ruby e no Alpha Sapphire, escolham "Mystery Gift", "Serial Code" e introduzam o código POKEMON497. Não se sabe até quando estará disponível este evento.
Ela vem no nível 50 e tem os seguintes ataques:
Leaf Storm;
Hold Back;
Wring Out;
Giga Drain;
Para obterem esta Serperior no Omega Ruby e no Alpha Sapphire, escolham "Mystery Gift", "Serial Code" e introduzam o código POKEMON497. Não se sabe até quando estará disponível este evento.
O primeiro Nintendo Direct de 2015 prometeu novidades relativas aos lançamentos primaveris da Big N. Abaixo seguem os principais tópicos a destacar da transmissão:
- Após uma breve saudação e votos de bom ano, Satoru Iwata arrancou imediatamente com o hype train ao apresentar o teaser trailer do novo Fire Emblem para a Nintendo 3DS, para o qual, para já, não foi avançado um subtítulo. Desenvolvido pela mesma equipa que trouxe Fire Emblem: Awakening para a 3DS com argumento a cargo de Shin Kibayashi.
- Puzzle & Dragons Z, o jogo de puzzles que arrebatou o Japão estará disponível na Europa em Maio deste ano. Juntamente com este título, será também lançado uma Edição Super Mario Bros. de Puzzle & Dragons no mesmo dia;
- No campo dos Pocket Monsters surge mais um spin-off a "piscar o olho" aos amantes de Pokémon Link Battle. Pokémon Shuffle estára disponível para download gratuito na eShop da Nintendo 3DS em Fevereiro;
- Antes de "passar a bola" a Satoru Shibata (pres. Nintendo Europe), Iwata anuncia que já em Janeiro, os jogadores de Wii U poderão começar a descarregar jogos da Wii directamente da eShop da Nintendo, não sendo necessário adquirir a versão física dos ditos cujos para os disfrutar na consola sucessora. É o caso de Super Mario Galaxy 2 (14 de Janeiro), Donkey Kong Country Returns (22 de Janeiro), Metroid Prime Trilogy (29 de janeiro), Kirby's Adventure Wii, Punch-Out!, Pandora's Tower, Sin and Punishment: Sucessor of the Skies, entre outros a anunciar mais tarde;
Para um insight mais pormenorizado do que espera os jogadores europeus, Shibata toma a palavra para anunciar:
- Novos Amiibos: a terceira série europeia de Amiibos da colecção Super Smash Bros. chega a 24 de Abril e prefaz seis figuras: Robin, Lucina, Wario, Charizard, Ness e PAC-MAN. Chega também, a 20 de Março, uma nova série de Amiibos dedicada a Super Mario Bros. Estas novas figuras serão iguais às respectivas versões SSB (nas que existem para já), variando apenas a pose/modelação e a base (vermelha na colecção SMB, dourada da colecção SSB). Mario Party 10 (Wii U) terá compatibilidade NFC (near-field communication) para utilização de Amiibos (modo Amiibo Party), estando prevista uma edição especial do jogo que inclui o Amiibo do Mario da nova colecção SMB. Lançamento a 20 de Maio;
- Segue-se um anúncio teaser especial a cargo da Katsuhiro Harada, mentor da série Tekken, em representação da Bandai Namco. Não, não se tratou de novas informações relativas a Pokkén Tournament (a cargo da mesma equipa) como muitos treinadores certamente esperavam mas do anúncio de um novo projecto que se encontra em desenvolvimento exclusivo para a Wii U, denominado Project Treasure. Segundo Harada, será um "jogo de acção a quatro jogadores" e estará disponível para download gratuito na eShop da Wii U. Nada mais foi avançado, por enquanto;
- Novos detalhes de Splatoon: Inkling Plaza, espaço de socialização e interacção com outros jogadores através de ligação ao Miiverse. Categorias de armas: principais, secundárias e especiais e personalização (roupa e acessórios) de jogador. Lançamento em Maio;
- Xenoblade Chronicles X (Wii U): Trailer de apresentação e gameplay. Lançamento em 2015;
- Mario VS Donkey Kong: Tipping Stars: Sistema de recompensa aos jogadores que desenvolverem níveis personalizados (disponibilizados online para outros jogadores, à semelhança de outros títulos da série). Os jogadores poderão recompensar os level builders através de "gorjetas" de Estrelas (daí o nome 'Tipping Stars'), cuja acumulação e troca permitirá a estes desbloquear diversos elementos originais com os quais poderão renovar e construir novos e desafiantes níveis. Mario VS DK: Tipping Stars estará disponível para Wii U e 3DS, estando planeada a oferta de um código de download que permitirá ao jogador de Wii U fazer download gratuito da versão 3DS e vice-versa. Lançamento a 20 de Março;
- Miiverse: Marty, o Mii helper do Miiverse, deixa o cargo de responsável dos anúncios oficiais do Miiverse. os novatos Chris e Erika assumem o cargo após a "reforma" de Marty.
De seguida, um anúncio que muitos esperavam, relativo às 'Novas' 3DS:
- O lançamento da New 3DS, na sua versão normal e XL, é formalmente anunciado para a Europa. No Velho Continente, as primeiras unidades da N3DS normal serão disponibilizadas em edição preta e branca, ao passo que a XL estará disponível em preto e azul, ambas as versões com acabamento metalizado. Segue-se uma breve nota relativa às novas funcionalidades da N3DS (já conhecidas):
- Modo 3D Superestável;
- CPU melhorado, que permite um processamento mais eficaz da consola, nomeadamente em carregamento/desempenho de aplicações e downloads;
- Compatibilidade com Amiibos através de sensor NFC integrado (sob o ecrã táctil), que permitirá, através de actualização gratuita, utilizar Amiibos em jogos como Super Smash. Bros. para a 3DS;
- Layout de controlos expandid e melhorado com a a adição dos botões ZR e ZL (à semelhança da Wii U) e C-Stick;
- Compatibilidade: jogos N3DS, 3DS e DS;
- Ecrãs 1,2x maiores (N3DS normal em comparação com a 3DS original);
- Personalização das capas frontais e traseira da N3DS normal. Doze capas oficiais disponíveis a partir do dia de lançamento, estando previstas outras a médio-longo prazo.
- Plataformas de carregamento disponíveis a partir do dia de lançamento, disponíveis em preto e branco (N3DS e N3DS XL)
- Lançamento da New 3DS: 13 de Fevereiro;
- Nova aplicação para a Nintendo 3DS: Nintendo Anime Channel - serviço de video-on-demand desenvolvido pela Nintendo para visualização de anime directamente na 3DS (via streaming). O lançamento do Anime Channel na 3DS serve de complemento ao recente lançamento da aplicação da Crunchyroll na Wii U. Lançamento planeado para 13 de Fevereiro;
Update: Poderão assistir a episódios das séries anime de Pokémon, Kirby e Inazuma Eleven
- Codename S.T.E.A.M. (3DS) - Detalhes do arsenal de armas e ataques à disposição dos jogadores. Compatibilidade com Amiibos (que estão definitivamente na ordem do dia) da série Fire Emblem que permitirá a utilização de Marth, Ike, Lucina e Robin como Guest Characters; lançamento a 15 de Maio;
- Ace Combat Assault Horizon Legacy +: Versão expandida do jogo da 3DS com novas funcionalidades: Modo 3D estereoscópico, compatibilidade com o novo layout de controlos da New 3DS, nomeadamente botões ZR e ZL e C-Stick e Amiibos. O jogador poderá desbloquar caças personalizados da Nintendo ao utilizar determinados Amiibos com esta nova versão de Horizon Legacy como Mario, Luigi, Bowser, Link, Fox ou Peach. Disponível em Fevereiro;
(Ainda não é o novo StarFox, mas hey... Peppy aprova.) |
- Monster Hunter 4 Ultimate: Ryozo Tsujimoto (CAPCOM) apresentou a edição especial MH4 da New 3DS XL (que estará disponível na Europa) "à boleia" de uma breve apresentação do muito antecipado 4º título da série Monster Hunter; Caçadores, a partir de 13 de Fevereiro podem embarcar na nova aventura e será compatível com todas as versões da 3DS; O acesso à demo exclusiva de MH4 já está disponível para os sortudos que receberem um email da Nintendo a partir de hoje (14 de Janeiro). Com cada email seguirão, para além do código de download, três códigos extra para partilhar a experiência da demo;
- Xenoblade Chronicles 3D: Apresentação do remake do aclamado RPG da Wii e um dos "estandartes" do catálogo de exclusivos da New 3DS (anunciado juntamente com o novo sistema). Desenvolvido pela Monolith Soft, a equipa original por detrás da versão original, XC3D estará disponível a partir de 2 de Abril;
- The Legend of Zelda: Majoras's Mask 3D: breve apresentação do recentemente anunciado e não menos esperado remake do título sucessor de Ocarina of Time na Nintendo 64, que tal como este, é alvo de uma (não exactamente inesperada) renovação gráfica para a 3DS. A complementar o anúncio da edição especial europeia de Majora's Mask 3D, foi anunciada uma edição especial da New 3DS XL dedicada ao remake que incluirá uma versão pré-instalada do jogo. Lançamento (MM3D e edições especiais): 13 de Fevereiro;
- IronFall: Invasion: Anúncio do título do estúdio indie VD-Dev (disponível em Fevereiro na eShop da 3DS)
E foi o essencial do Nintendo Direct de 14 de Janeiro. Para ficarem a par de todos os detalhes, segue abaixo o ND na íntegra, para ver ou rever: