Com a chegada de Julho, fechamos a primeira metade do ano comemorativo do 20º aniversário de Pokémon. Vamos com cinco Pokémon Míticos distribuídos desde Fevereiro e chegou a altura de 'capturar' o sexto, Shaymin, o Gratitude Pokémon, introduzido na 4ª Geração.
Como todos os Pokémon desta série promocional, podem receber o Shaymin, na sua Land Form e em nível 100, em Pokémon X, Pokémon Y, Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire. Traz um Classic Ribbon anexado.
Para os detentores dos últimos dois jogos, os remakes de Hoenn, há uma forma de desbloquear a Sky Form. Para tal basta que o jogador de desloque à Route 123 com o Shaymin na equipa e fale com a família que aí reside. Receberá aí a flor Gracidea que permite a mudança do Shaymin de Land para Sky Form.
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Shaymin será distribuído entre os dias 1 e 24 do corrente mês através de Nintendo Network. Relembramos o processo, que não poderia ser mais intuitivo:
- Inicia o jogo Pokémon (dos quatro títulos compatíveis com este evento)
- Escolhe a opção “Mystery Gift”;
- Clica em “Receive Gift” e responde YES;
- Seleciona a opção “Get via Internet”, responde YES e novamente YES para te ligares à Internet;
- Aguarda enquanto recebes o teu Pokémon Mítico Shaymin;
- Fala com a rapariga das entregas em qualquer Pokémon Center para receberes o teu Shaymin;
- E não te esqueças de gravar o jogo!
Em Agosto chega o sétimo Pokémon, uma distribuição que promete ser, literalmente, divinal.
[Actualização 11:50]
No momento da publicação deste artigo, chegou a confirmação por parte da Pokémon Company através de um trailer publicado no seu canal japonês. Não restam agora dúvidas, o leak é legítimo.
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Mais tarde ou mais cedo, a 'tradição' parece cumprir-se e algures durante o período que se estende desde a revelação ao lançamento de um novo jogo da série principal de Pokémon, sobretudo quando se trata de uma nova geração/PokéDex, chegam-nos leaks de origem duvidosa mas que em alguns casos vêm a ser confirmados como legítimos.
No que toca a Pokémon Sun & Moon, parece que a dita tradição se volta a cumprir e hoje chegam-nos vídeos de uma fonte desconhecida que 'apresentam' sete novos Pokémon. Importa antes de mais referir que as vídeos que se seguem devem ser assimilados com "uma pitada de sal" pois não há qualquer confirmação (para já), seja na com base na origem dos leaks como da própria GameFreak/Pokémon Company que confirme a veracidade desta informação visual. Apenas o tratamento do vídeo suporta a hipótese de estarmos perante conteúdo oficial e não falsificado. [Act: Agora há confirmação oficial]
Os nomes apresentados são, aparentemente, as transcrições romanizadas dos nomes nipónicos. A tipologia de cada Pokémon chegou através do vídeo oficial japonês. Conhecem-se também algumas das habilidades e golpes reconhecíveis.
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Bruxish (Water/Psychic) Habilidade: Dazzling - Anula Golpes Prioritários (Priority Moves) (?) Golpes: ? |
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Vikavolt (Bug/Electric) Habilidade: ? Golpes: Thunder Wave |
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Charjabug (Bug/Electric) Habilidade: ? Golpes: Spark |
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Todegemaru (Electric/Steel) Habilidade: Lightning Rod Golpes: Discharge |
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Cutiefly (Bug/Fairy) Habilidade: ? Golpes: Fairy Wind |
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Drampa (Normal/Dragon) Habilidade: Frenzy (inédita) - Eleva o Ataque Especial (Sp. Attack) Golpes: Dragon Breath |
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Tapukoko (Electric/Fairy) Habilidade: Elekimaker (inédita) -Transforma a arena num campo eléctrico Golpes: ? |
O nome deste último, Tapukoko, não será certamente estranho para os que têm acompanhado as mais recentes novidades de Sun & Moon. Será este o Pokémon que Hala refere como um dos quatro guardiões associados às quatro ilhas principais do arquipélago de Alola. Tapukoko (ou Tapu Koko como é referido em jogo) será o guardião (lendário?) da ilha onde o jogador começa a jornada de Sun & Moon - Meremere Island - a primeira a ser revelada, baseada em na ilha havaiana de Oahu.
- Charjabug poderá ser (a primeira?) evolução do já conhecido Grubbin.
- Vikavolt evolui a partir de Charjabug.
Seguem-se os vídeos:
Estaremos atentos a eventuais desenvolvimentos no que diz respeito a este leak. Esta publicação será actualizada caso nos cheguem novas informações em tempo útil.
Conforme anunciado a semana passada, o update mais recente de Pokémon Shuffle tem como destaque mais uma Mega Evolução, desta feita com uma competição dedidada ao Mega Gyarados. Podem lutar pela Gyaradosite neste nível especial até 5 de Julho sendo que, como de costume, os jogadores deverão qualificar-se de modo a serem elegíveis para obter a Mega Stone. Para a Europa, deverão figurar entre os primeiros 13,000 com melhor classificação no stage. Na América do Norte o número aumenta para os 19,000 e no Japão para uns redondos 50,000.
No entanto, os melhores entre os melhores terão direito ao merecido bónus. Se figurares entre os 2.500 jogadores de topo europeus - 3,700 no caso americano (AN) ou 10,000 no nipónico (JP) - receberás um Mega Speedup. Subindo a fasquia, os melhores 700 jogadores europeus - AN: 1,100 | JP: 3.000 - recebem um Raise Max Level juntamente com o Mega Speedup.
Se não conseguires capturar o Gyarados mas se ainda assim te qualificares entre os 18,000 melhores jogadores europeus - AN: 27,000 | JP: 70,000 - receberás um Attack Power e um Disruption Delay. Todos os restantes jogadores receberão um Attack Power.
A acompanhar o nível dedicado ao Mega Gyarados, junta-se um dedicado a Raikou que permitirá, para além de capturar este elemento do trio lendário de Johto, obter Raise Max Levels e Raikou Skill Boosters. Tal como o nível principal, decorre até 5 de Julho.
Segue-se níveis dedicados a Ho-Oh (onde poderás obter, para além do pássaro lendário, Ho-Oh Skill Boosters) e Hitmonlee, ambos disponíveis até 12 de Julho.
Até 12 de Julho manter-se-ão activos os níveis de Daily Pokémon com Rotom.
Para jogar nestes níveis, será necessária a actualização 1.3.14 de Pokémon Shuffle.
Mas as novidades da nova actualização não se ficam por aqui, sendo que ambas as versões de Pokémon Shuffle, 2/3DS e Mobile, contam agora com alguns melhoramentos e afinações pontuais.
Vários Pokémon podem agora ver o seu nível máximo elevado com recurso ao Raise Max Level:
Raikou | Entei | Suicune | Celebi | Rotom | Pikachu | Jolteon | Leafeon | Chespin | Quilladin | Tangela | Dedenne | Pachirisu | Phanpy | Donphan | Cubone | Marowak | Cofagrigus | Sigilyph | Farfetch'd | Reuniclus | Zoroark
Em comemoração deste 'desbloqueamento' de níveis, estão de momento a ser distribuídos dois Raise Max Levels assim como novas Mission Cards.
A novidade técnica deste update é um novo item denominado Skill Swapper, que permite alterar o Skill de determinado Pokémon para um à escolha do jogador, desde que o Pokémon em questão o possa utilizar de raiz. Quando utilizado este item, o Skill do Pokémon-alvo volta a 1.
De momento, podem recorrer a este item os seguintes Pokémon:
Raikou | Entei | Suicune | Ho-Oh | Regirock | Celebi | Mew | Rotom | Gengar | Sableye | Ampharos | Eevee | Jolteon | Leafeon | Chespin | Tangela | Tangrowth | Phanpy | Donphan | Cubone | Farfetch'd | Pachirisu | Druddigon | Dedenne | Zoroark | Chandelure
E para já é tudo no que toca a update semanal.
Bons jogos e boas capturas, treinadores!
Bom dia treinadores, é altura de mais uma actualização de Pokémon Shuffle.
Em primeiro lugar, o novo Pokémon Safari vai estar disponível até dia 5 de Julho. Este Safari inclui os seguintes Pokémon: Shellder, Cloyster, Pidove, Tranquil e Unfezant, bem como as variantes Shiny Magikarp e Shiny Gyarados!
De seguida, é o regresso do evento do Gyarados normal até dia 5 de Julho.
Também regressa o Tornadus Incarnate Forme, até dia 28 de Junho.
Por fim, mais uma repetição do Landorus Therian Forme até dia 5 de Julho.
Está ainda confirmado que para a próxima semana é a competição do Mega Gyarados! Será que podemos ter Shiny Mega Gyarados?
Todos estes stages requerem o download da versão 1.3.13.
Se foste um dos jogadores que se qualificou no stage de Mega Gardevoir a semana passada, receberás hoje a Gardevoirite. Os melhores jogadores receberam também Attack Power, Level Up ou Raise Max Level. Se participaste mas ficaste abaixo da meta recebes ainda assim um Disruption Delay. Para receber os items basta fazer Check In até dia 28 de Junho.
No seguimento das novidades de ontem relacionadas com Pokémon Sun & Moon, o segundo dia da Nintendo Treehouse Live, na vertente de Pokémon, foi dedicado a Pokémon GO, tendo sido debatidos vários aspectos do jogo numa sessão de Q&A (question & answer) que contou com a participação, entre outros intervenientes, de Tsunekazu Ishihara, Junichi Masuda, Shigeru Miyamoto e até do famoso youtuber Joshua 'JWittz' Wittenkeller e Aaron 'Cybertron' Zheng, um dos mais destacados jogadores de Pokémon VGC, ambos convidados enquanto field testers de Pokémon GO.
A sessão de debate abordou um pouco de tudo, fazendo um resumo alargado de todas a novidades que têm sido divulgadas em logo do últimos meses, colocando-as em perspectiva com particular ênfase na fase beta do jogo que já decorre em alguns países (EUA, Japão e Austrália) e na experiência, em jeito de primeiras impressões, de alguns dos intervenientes.
Dos muitos comentários que se se ouviram na Treehouse, destacam-se abaixo os mais relevantes, sendo a principal novidade do dia a divulgação da data de lançamento (estimada) de Pokémon GO e GO Plus e do preço deste último, que inclui o periférico auxiliar de localização de Pokémon, usado como pulseira.
Lançamento previsto de Pokémon GO/GO+: Finais de Julho '16
Preço: $34.99 - aprox. €31,10 | R121.69
Disponibilidade: Revendedores seleccionados (não avançados) e lojas online.
Outras informações em destaque:
- A ênfase na PokéDex de Kanto em termos de Pokémon apresentados no material promocional de GO assim como nos vídeos de jogabilidade e beta deve-se à celebração do 20º aniversário da franquia, tendo sido avançado que há planos por parte da equipa de desenvolvimento de incluir todos os Pokémon das seis dexes (e eventualmente sete, contanto com os Pokémon de Alola) já existentes. A experiência não será, portanto, limitada aos Pokémon da região de Kanto;
- Devido ao trabalho de proximidade entre a Niantic Inc. e a Pokémon Company, foi possível determinar o factor de raridade de todos os Pokémon e aplicá-lo em GO, ou seja, se um Pokémon é difícil de encontrar em determinado jogo da série principal, essa vertente transita para Pokémon GO de modo a manter a coerência que nos é familiar no mundo real de Pokémon GO, coerência essa que é salientada pela manutenção de atributos como a personalidade inerente a cada Pokémon;
Captura de um Abra em directo, com o smartphone de Ishihara.
- O processo de captura de Pokémon é de particular importância em GO, sendo todo o processo devidamente afinado em benefício da imersão. Quando se selecciona uma PokéBola, inicia-se um contador em forma de círculo sobre o Pokémon em questão que vai diminuindo com o tempo, sendo que o jogador deve calcular o timing da captura de modo a que coincida com o momento em que o círculo é mais pequeno, fase em que o rácio de captura (catching rate) é maior, sendo que nesta fase que a captura tem maiores hipóteses de ser bem sucedida. O jogador recebe pontos de experiência adicionais ao recorrer a métodos diversificados de captura, como a utilização de PokéBolas diferenciadas como a Curve Ball;
Captura de um Rattata - note-se os círculos de catching rate - e o respectivo ecrã de stats.
- O periférico de Pokémon GO Plus comunica com o smartphone e apresenta as diferentes fases do processo de captura através de luzes coloridas e vibração, permitindo a captura sem que o jogador tenha de consultar obrigatoriamente o ecrã de jogo. Esta funcionalidade extra vem de encontro a uma característica que define a filosofia por detrás dos jogos da Niantic: fazer com que o jogador observe e aprecie os locais onde joga em vez de estar constantemente a olhar para o ecrã do smartphone. O botão do periférico apresenta uma luz verde sempre que detecta um Pokémon no raio de captura do jogador. Pressionando o botão, inicia-se o processo de captura e se esta for bem sucedida, o botão apresenta uma sequência de cores. Se falhar, o botão brilha com luz vermelha;
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Shigeru Miyamoto apresenta o periférico de Pokémon GO Plus. A luz vermelha indica uma captura falhada. |
- Pokémon GO terá, ao que tudo indica, conectividade com Pokémon Sun & Moon. Detalhes não divulgados;
- O processo de evolução será diferente em GO quando comparado com os jogos da série principal, pois terá como base a utilização de candies, ou seja, doces. O jogador recebe candies sempre que captura um Pokémon e poderá usá-los quer para dar power-ups a um Pokémon como para o evoluir. Cada Pokémon que o jogador captura oferece um candy dedicado. A título de exemplo, ao apanhar um Squirtle o jogador recebe um Squirtle Candy. Se apanhar 25 Squirtles o jogador acumula 25 Squirtle Candies, podendo assim evoluir Squirtle para Wartortle. O processo é aplicável a todos os Pokémon que tenham estágios evolutivos;
- As trocas em GO não estarão disponíveis desde o lançamento mas serão desbloqueadas pouco tempo depois (período indeterminado):
- À semelhança de Ingress, o jogo da Niantic que serve de base a Pokémon GO, há planos para a realização de grandes eventos com o objectivo de juntar muitos jogadores. A data prevista para o início destes eventos não foi divulgada;
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A norte da posição do jogador é possível identificar um ginásio, representado pelo edifício quadrangular branco. No topo do edifício, não visível desta perspectiva, encontra-se o símbolo dos ginásios Pokémon introduzido na 5ª geração. |
Caso não tenham tido oportunidade de ver a sessão de Pokémon GO ou queiram apenas rever para ficarem a par de todos os pormenores em discussão, aqui fica:
E para já é tudo o que nos chegou do segundo dia da E3 '16, treinadores.
Ainda mais ansiosos por Pokémon GO? Vão comprar Pokémon GO Plus?