Hoje venho trazer-vos uma análise!
A série de Pokémon Mystery Dungeon dá um “twist” ao que estamos habituados nos jogos de Pokémon: em vez de assumirmos o papel dum treinador, encarnamos a pele de um Pokémon. A premissa tem sido sempre a mesma: somos um humano que por obra milagrosa, se transformou num Pokémon e foi parar a um mundo onde os humanos são objectos de ficção. E neste novo título, nada muda nesse capítulo!
Capa do jogo em Inglês |
Pokémon Super Mystery Dungeon é uma experiência inconstante.
Ora tem a capacidade de te deixar agarrado ao ecrã da consola com o máximo de
atenção, ou então simplesmente faz-te entrar em modo desespero e começares num
infindável “button mashing” até que a
parte mais secante termine finalmente. Isto acontece porque tens momentos em
que a parte de história é infindável e limitadora da tua acção, mas em
contrapartida, se fores paciente o suficiente, consegues passar boas horas de
entretenimento na parte de verdadeira acção: explorar as cavernas.
A história é muito lenta a arrancar. No início do jogo tens
de responder a um inquérito sobre a tua pessoa, inquérito esse que te vai
atribuir um Pokémon. Mas calma, uma das vantagens deste jogo é que não te
obriga a reiniciares o jogo sempre que te calhar um Pokémon que não gostarias
de ser, visto que após o questionário e te atribuir um monstro, perguntam-te se
concordas com essa atribuição. Se não concordares, basta escolheres essa opção
e automaticamente é te permitido escolheres manualmente com que Pokémon queres
embarcar nesta aventura. Tens também hipótese de escolher qual será o teu
parceiro e os nomes de ambos os Pokémon são personalizáveis. As listas de
monstros que podes escolher estendem-se aos starters
de todas as regiões, bem como ao Pikachu
e ao Riolu.
Os vários Pokémon que podes escolher para o jogo |
Ao iniciares a história propriamente dita, ficas chocado por
seres um Pokémon, embora não tenhas memórias da tua vida antes daquele momento.
Apenas te lembras que eras um humano. Vais ser perseguido por um grupo de Beheeyem e terás de fugir deles com a
ajuda de um Nuzleaf, que te acabará
por adoptar assim que chegarem à cidade. Até lá, vão ter de passar juntos por
uma dungeon com vários níveis, e vais
começando a ter as primeiras luzes de como funciona o jogo. E não digo
“primeiras luzes” de forma leviana: o tutorial deste jogo leva, no mínimo, uma
hora para passar por completo, e isto é talvez ser optimista. A verdade é que
chegando à cidade, vais ser inscrito na escola (visto seres uma criança no
mundo Pokémon) e lá é que vais ter várias aulas práticas de como jogar este
título como um verdadeiro profissional.
Super Mystery Dungeon destaca-se dos demais jogos desta
série. Porquê? Por causa da dificuldade. Se os jogos anteriores eram acusados
de serem muito fácies de completar, então desenganem-se, pois Super Mystery
Dungeon vem carregadinho de dificuldades e desafios para superar. As primeiras
duas dungeons ainda são praticamente
fáceis, mas depois disso, e ainda mesmo dentro do tutorial, ficares
completamente K.O. não é uma miragem nem um desafio muito grande. Aliás, o
sentimento de desespero é provável que te passe pela cabeça algumas vezes. Não
só o nível dos inimigos está bastante equilibrado com o teu (por vezes até é
superior), mas também podes ser surpreendido por uma Horde de adversários, bem como os teus oponentes podem utilizar
ataques como Guillotine, que se
calham de acertar, és derrotado instantaneamente.
Exemplo do aspecto de uma dungeon |
O sistema de batalha ao estilo Rougelike é uma constante na
série e é uma das coisas que caracterizam estes jogos. Aqui temos de saber
gerir muito bem as acções que queremos fazer, visto que tudo funciona por
turnos. Podemos mover-nos uma casa (vertical, horizontal ou diagonal), atacar,
usar um objecto ou até mesmo esperar. Cada acção destas será determinante no
sucesso (ou insucesso) da batalha em curso.
No que diz respeito ao especto gráfico do jogo, aí é onde
não podemos reclamar nem um pouco! Super Mystery Dungeon está repleto de cores
e pequenos detalhes que torna este um título agradável à vista. Os modelos 3D
dos Pokémon também estão muito bem conseguidos e bem trabalhados nos seus
vários detalhes. Por exemplo, nesta análise utilizei o Cyndaquil como meu
Pokémon e quando atacava, apareciam as chamas nas costas do Pokémon, como seria
expectável.
Resumindo, Pokémon Super Mystery Dungeon é um jogo que é
muito, mas ao mesmo tempo, podia ser mais. Torna-se um jogo inconstante e
obriga o jogador a, por vezes, ter uma paciência quase infinita para
ultrapassar detalhes da história que nos limitam a gameplay. Tenta elevar a fasquia dos antecessores ao ser mais
exigente, mas estraga tudo com os momentos de tédio. A história longa podia ser
um ponto forte, mas é fácil vê-la como um inimigo. No entanto, as opções são
infinitas e tudo pode acontecer dentro duma dungeon.
Tanto podes passar uns níveis com facilidade, como de repente estás embrulhado
em hordes em que temes não conseguir
progredir mais.
Vejo-me forçado a dar uma nota de 7 Connection Orbs em 10
Connections Orbs a este jogo, quando claramente havia potencial para ter uma
pontuação mais elevada.
Vê o vídeo da análise no Eon Link:
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Jikai madde, minna!
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